A partir desta quarta-feira (26), a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), ampliará a vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente para a população acima de 50 anos de idade. A capital recebeu 161 mil doses do imunizante, e a iniciativa busca proteger um número maior de pessoas contra a doença.
Atualmente, a vacina contra a Covid-19 Pfizer bivalente está disponível para todos os idosos acima de 60 anos de idade, pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em instituições de longa permanência e funcionários dessas instituições em toda a cidade. Além disso, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e a população em situação de rua também podem receber a imunização.
As pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida, estão recebendo a vacina Pfizer bivalente. Até o momento, foram aplicadas 1.095.922 doses na capital paulista.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, afirmou que 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão preparadas para realizar a imunização. “São mais de 9 milhões de pessoas acima de 18 anos na capital, além de ampliar a vacinação conforme o recebimento de novos lotes”, declarou.
A vacina está disponível nas UBSs e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h. Os munícipes podem procurar a UBS mais próxima de sua residência pela plataforma Busca Saúde.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a ampliação da vacinação com a Pfizer bivalente para a população acima de 50 anos é mais um passo importante no combate à pandemia e na proteção dos cidadãos contra o vírus. A iniciativa faz parte do esforço contínuo do governo municipal para garantir o acesso à vacinação a todos os paulistanos.