falaguarulhos@gmail.com +55 11 94511-9053
29/12/2016 - Por: Abraão Chavier
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira a assinatura de um acordo de cessar-fogo em toda a Síria entre o regime de Bashar Assad e a oposição armada. Turquia e Rússia, em lados opostos do conflito, devem atuar como fiadores da trégua, informou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.

O cessar-fogo entrará em vigor no país à meia-noite de hoje, no horário local (20h em Brasília) e coloca uma pausa na guerra que já dura cinco anos. Tanto o governo sírio quanto a oposição também se comprometem, em outro documento, a “iniciar negociações de paz para a regulação” do conflito, disse Putin, em reunião com os ministros de Relações Exteriores e Defesa, segundo a imprensa local.

A trégua, porém, não se aplica aos dois principais grupos jihadistas da Síria, o Estado Islâmico (EI) e o Fateh al-Sham, antigamente conhecido como Frente Nusra, informou a rede BBC. Os extremistas não participaram das conversas de paz por serem considerados terroristas e não rebeldes por parte do regime sírio.

No início do mês, Rússia e Turquia concordaram em um cessar-fogo na cidade de Alepo, um dos focos do conflito, que levou à evacuação de milhares de civis. No passado, outras tentativas de trégua comandadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) ou pelos Estados Unidos em parceria com a Rússia já foram quebradas.

(Com EFE)

Fonte:
http://veja.abril.com.br/
Imagens:
As forças pró-governo da Síria avançam no vilarejo de Jisr al-Haj durante operação militar para retomar áreas mantidas pelos rebeldes na cidade de Alepo - 14/12/2016 (George Ourfalian/AFP)

Deixe uma resposta

Sobre nós

O Fala Guarulhos é um portal de notícias e informação de propriedade da ABC - Agência Brasileira de Comunicação.

CNPJ: 04.911.248/0001-65

Últimas Notícias

Contatos

E-mail da redação: falaguarulhos@gmail.com

Redator: xavisbrasil21@gmail.com

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n - Bairro dos Pimentas - Guarulhos / SP