falaguarulhos@gmail.com +55 11 94511-9053
24/06/2016 - Por: Abraão Chavier

O Ministério Público do Rio de Janeiro deu parecer favorável ao pedido de recuperação judicial da operadora de telefonia Oi, apresentado na última segunda-feira. O aval foi assinado pelo promotor de Justiça Márcio Souza Guimarães.

No parecer, o promotor inclui as empresas Oi S.A., Telemar Norte Leste, Oi Móvel, Copart 4 Participações, Copart 5 Participações, Portugal Telecom International Finance B.V. e Oi Brasil Holdings Cooperatief U.A. – as duas últimas têm sede na Holanda. “Pela primeira vez no Brasil, deve ser corretamente aplicado o instituto da insolvência transnacional”, afirma o comunicado do Ministério Público fluminense

Com o aval, a Justiça agora poderá analisar o pedido feito pela Oi. Se ele for aceito, a empresa terá dois meses para apresentar um plano de pagamento de seus débitos aos credores.

A empresa de telefonia foi uma das beneficiárias da chamada política de “campeões nacionais”, segundo a qual, com crédito farto do BNDES, companhias selecionadas se tornariam gigantes em seus setores com capacidade para competir globalmente. A Oi foi ungida de maneira ainda mais benevolente: em 2008, o governo autorizou mudanças nas regras do setor de telecomunicações para que ela pudesse comprar a Brasil Telecom e se transformar em uma “supertele”.

Oito anos depois, a supertele protagonizou o maior pedido de recuperação judicial da história do país. Suas dívidas somam 65,4 bilhões de reais.

(Da redação)

Fonte:
http://veja.abril.com.br/
Imagens:
Pedido de recuperação judicial da Oi foi apresentado na segunda-feira(Sergio Moraes/Reuters)

Deixe uma resposta

Sobre nós

O Fala Guarulhos é um portal de notícias e informação de propriedade da ABC - Agência Brasileira de Comunicação.

CNPJ: 04.911.248/0001-65

Últimas Notícias

Contatos

E-mail da redação: falaguarulhos@gmail.com

Redator: xavisbrasil21@gmail.com

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n - Bairro dos Pimentas - Guarulhos / SP